Programas e Projetos

Realizamos projetos internos e externos com nossos alunos que agregam conhecimento e ampliam sua compreensão de mundo.

Projeto Valores na Escola

Trabalhar conceitos e práticas de valores éticos em sala de aula é necessário porque esses conhecimentos serão usados na sociedade. Os conteúdos são dinâmicos e resgatam valores como solidariedade, responsabilidade, respeito, trabalho em equipe, autoestima, autoconfiança, direitos e deveres e relacionamentos.

Método das Boquinhas

Visa desenvolver a aquisição das habilidades de leitura e escrita a partir da alfabetização e do letramento, com o apoio dos professores, da equipe pedagógica e de fonoaudiólogas. Além dos princípios iniciais para a aquisição da leitura e da escrita, o método utiliza estratégias fônicas (fonemas/sons), visuais (grafemas/letras) e articulatórias (articulema/boquinha). Essa abordagem multissensorial une as  percepções auditivas, visuais, cinestésicas e táteis ao processo de leitura e escrita.

Projeto Falando Sobre Sexualidade

Considerando que todas as fases do desenvolvimento englobam muitas dúvidas, é  durante a fase da adolescência que elas se intensificam, por conta das grandes mudanças físicas e emocionais. O grupo de sexualidade promove um amplo debate e oferece informações sobre as temáticas que envolvem a sexualidade, bem como o comportamento adequado mediante as situações que envolvem o tema. Esse projeto corrobora as expectativas e os objetivos propostos no componente curricular vigente e é ministrado por professores regentes e psicólogos.

Projeto Família em Movimento

Proporciona interações interpessoais, autoconhecimento e ampliação da percepção dos problemas e das possibilidades de resolução a partir das competências locais. Contudo, é um trabalho de resgate, a fim de que os familiares se conscientizem sobre a importância do acompanhamento familiar na vida educacional dos alunos, bem como sobre a relevância da interação entre família e escola.

Projeto de Leitura

Por meio da leitura, o ser humano consegue se transportar para o desconhecido e decifrar as emoções que dão vida à existência. Despertar o gosto e o interesse dos alunos pelo mundo da leitura e da escrita é essencial. Assim, o projeto desenvolve sua proposta pedagógica, favorecendo um ensino lúdico e dinâmico.

Programa de Equoterapia

É realizado pelo Nosso Canto em parceria com o Clube Hípico de Foz do Iguaçu, no qual são atendidos aproximadamente quarenta alunos. O atendimento é realizado uma vez por semana e tem duração de 30 minutos. Esse método terapêutico e educacional utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas atendidas.

Projeto Um Caminho Psicomotor

Os professores utilizam atividades psicopedagógicas práticas a fim de estimular as sensações e as percepções. Esse trabalho potencializa habilidades e competências individuais ou em grupo sob o ponto de vista relacional e cognitivo. É apoiado na estruturação e na integração das bases psicomotoras para, assim, proporcionar os estímulos necessários ao desenvolvimento global dos estudantes. O projeto tem supervisão dos professores de Educação Física e de profissionais da equipe multiprofissional.

Programa Teacch com Ênfase no Sistema do Ensino Estruturado

O foco do programa está no ensino das habilidades psicopedagógicas com o incentivo à comunicação, à organização e à partilha social. Sua intervenção psicoeducacional é individualizada, pois cada pessoa com TEA é única e apresenta características próprias. As atividades começam de modo simples, desenvolvendo apenas as habilidades motoras e, aos poucos, insere as perceptivas e cognitivas, chegando à alfabetização da criança.

Galeria