Níveis de Ensino

Educação Infantil

A Educação Infantil é organizada da seguinte forma:

  • Estimulação Essencial: para crianças de zero a três anos.
  • Educação Pré-Escolar: para crianças de quatro e cinco anos.

Os educandos nessa faixa etária recebem também atendimentos complementares,  conforme suas necessidades, nas áreas de Saúde – Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional – e de Assistência Social, objetivando prevenir e/ou atenuar possíveis atrasos ou defasagens em seu processo evolutivo.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica está organizado em um Ciclo Contínuo, com duração de 10 anos. É destinado a educandos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento na faixa etária de 6 a 15 anos.

O Ciclo Contínuo organiza-se em 2 ciclos, que equivalem, respectivamente, ao 1º e 2º anos do Ensino Fundamental:

  • O 1º ciclo está subdividido em quatro etapas, com duração de quatro anos letivos, ou seja, um ano letivo para cada etapa.
  • O 2º ciclo é subdividido em seis etapas, com duração de seis anos letivos, ou seja, um ano letivo para cada etapa.

As  turmas são organizadas em etapas, conforme a idade e a necessidade. As matrículas estão devidamente registradas no Sistema Escola Web.

Os educandos nessa faixa etária recebem também atendimentos complementares,  conforme suas necessidades, nas áreas de Saúde – Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional – e de Assistência social.

As ações educativas nessa faixa etária são centradas na alfabetização, de acordo com os conteúdos propostos na Base Nacional Comum Curricular. Aqui, os alunos desenvolvem aspectos psicomotores, cognitivos e socioafetivos, além da autonomia social. A partir disso, são planejados e sistematizados os Planos de Atendimento Individualizado, com projetos específicos que visam contemplar as especificidades de cada grupo de alunos.

O estudante da Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, pode ser encaminhado à rede comum de ensino, sempre que, durante o processo de aprendizagem, apresentar condições acadêmicas, cognitivas, psicomotoras  e  socioafetivas para tal. Nesse caso, a matrícula na classe comum é formalizada de acordo com a documentação exigida na legislação vigente.

Educação de Jovens e Adultos – Fase I

O EJA – Fase I atende alunos a partir dos 15 anos, correspondendo do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (ciclo único). Os conteúdos curriculares a serem trabalhados deverão estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Estaduais, as normativas propostas na Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná.

Nessa escola, oferta-se a Educação de Jovens e Adultos – Fase I para educandos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos Globais do desenvolvimento que, pelas suas especificidades, não foram incluídos na escola comum, mas têm o direito constitucional de dar continuidade aos estudos e/ou à conclusão da Educação Básica.

Os estudantes que estiverem em processo de alfabetização e apresentarem condições acadêmicas e maturidade socioafetiva, a qualquer tempo, poderão ser encaminhados  para uma Escola Regular para dar continuidade à sua escolarização.

Turmas

Manhã

das 7h30 às 11h40, com dois intervalos, sendo o primeiro das 10h às 10h10 e o segundo das 10h10 às 10h20.

Tarde

das 13h30 às 17h40, com dois intervalos, sendo o primeiro das 16h às 16h10 e o segundo das 16h10 às 16h20.